quarta-feira, 8 de junho de 2011

Tabela de Pontuação de Veiculos Antigos .

CONTEUDO FORNECIDO PELO FORUM FUSCA BRASIL O AUTOR DESTE LINK E O NOSSO AMIGO ( FERNANDO, CONSELHEIRO DO FFB )

Federação Brasileira De Veículos Antigos
MANUAL DO AVALIADOR
1. ITENS EXCLUDENTES – Impeditivos para a avaliação – Alguns itens descaracterizam a aparência do veículo e impedem sua avaliação, desclassificando o automóvel para obtenção da placa preta, e são os seguintes:

Qualquer modificação ou alteração na carroceria;
Pinturas extravagantes ou fora dos padrões de época do veículo;
Rebaixamento de suspensões; 
Motores de épocas diferentes ou de outras marcas;
Bancos individuais ou esportivos em carros de bancos inteiriços
Rodas inadequadas (tolerar opcionais de fabrica);
Carros muito originais, porém malcuidados e mal conservados, pois fogem ao nosso principio básico de preservação e cuidado;
Carros ainda em recuperação;
Ausência de equipamentos obrigatórios, pois a segurança ao rodar, preservando o seu patrimônio e a integridade de terceiros, deve ser regra básica entre os colecionadores.
2. PROCURAR AVALIAR OS AUTOMÓVEIS QUE CONHEÇA BEM - Como é difícil que se saiba com detalhes os acabamentos de todas as marcas, em todos os anos de fabricação, é conveniente que cada clube possua avaliadores especialistas em determinadas marcas ou décadas. Também é interessante conhecer antecipadamente o veículo que será avaliado, pois isto permitirá uma consulta prévia aos manuais.3. MARCAR DIA E LOCAL DETERMINADO PARA AVALIAÇÕES - Isto concentra o trabalho em um determinado dia e obriga os veículos a se deslocarem ao local marcado, provando que funcionam. Como a maioria dos Clubes faz um encontro mensal, a marcação das avaliações para este dia,  aumenta o volume de carros, enriquecendo a festa.4. GRADUAÇÃO NA PONTUAÇÃO - A pontuação máxima deve ser dada ao item que seja original ( ou de reposição semelhante ao original) em perfeito estado. Não se pontua aquele item que seja alterado grosseiramente. Situações intermediárias levarão a pontuação entre os valores máximo e mínimo. Por exemplo: o motor de um Ford "A" deve ser pintado na cor verde; motor original em outra cor deve perder ponto, mesmo que com ótima aparência.5. CAPOTAS EM CONVERSÍVEIS - Item novo, porém muito importante na aparência do automóvel. Verificar cor, tipo de tecido e a posição das ferragens. Carros não conversíveis deverão receber a totalidade dos pontos neste item.6. NA IDENTIFICAÇÃO DO VEÍCULO, MARCAR SE É ORIGINAL OU RESTAURADO - Os carros originais, em excelente estado de conservação, poderão ser avaliados com menor rigor em itens que se deterioram com o tempo.7. DÚVIDAS - Deverão ser esclarecidas com a Federação Brasileira de Veículos Antigos, que consultará especialistas na área em questão.8. AUTOMÓVEL NOTA 100 - Os novos critérios dificultam a obtenção dos 100 pontos, devendo a nota máxima ser reservada a excelentes restaurações, que sigam rigorosamente os padrões de originalidade (cuidado com as restaurações acima dos padrões de originalidade). Todavia, os novos critérios não impedem a obtenção do "Certificado de Originalidade", que é conseguido com pelo menos 80 pontos.

TABELA DE PONTUAÇÃO
EQUIPAMENTOS OBRIGATÓRIOS: Como o próprio nome indica, a falta de qualquer deles impede a avaliação. No item 7 devem ser verificados os itens pertinentes a cada modelo ou época de automóvel. Serão exigidos os que equipavam o auto em análise, quando de sua fabricação, em perfeito funcionamento.1. MECÂNICA (32 pontos):
Motor:
Bloco do Motor / Coletores (10 pontos): Atribuídos unicamente ao automóvel que estiver com motor original, em perfeito estado, inclusive de apresentação, cor correta, limpeza, etc.

O motor não original pode gerar duas situações distintas:
 a) Desclassificar o automóvel, impedindo sua avaliação, se for inadequado,  como de épocas e cilindradas diferentes, de outras marcas,  etc.
 Ex: Ford Modelo T com motor do modelo A; Chevrolet Impala com motor de Corvete; Morris Oxford com motor de Chevete; etc., etc

 b) Permitir a avaliação, perdendo o total dos pontos correspondentes, recebendo 0 (zero).
 Ex: Chev. Bel-Air 1955 de 6 cilindros, com motor V8 do mesmo 55; Impala 1963 motor 283 com motor 350; Ford 1946 com motor do 1954, etc. etc. NÃO HÁ PONTUAÇÃO INTERMEDIÁRIA: OU 10 PONTOS OU 0 PONTOS.
Carburador / Filtro ded Ar (3 pontos): Cada peça vale 1,5 pontos. Carburador correto e filtro de ar não, ou ao contrário, PONTUAR COM 1,5 PONTO.Distribuidor / Cabo de Velas (3 pontos): Não serão aceitos cabos de velas coloridos, de alta voltagem, tampas de distribuidor transparentes, etc. SEM INTERMEDIÁRIA: OU 3 PONTOS OU 0 PONTOS.Transmissão:
Caixa de Câmbio / Diferencial (2 pontos): Só para conjuntos originais. Carros automáticos ou fluid-drive transformados em mecânicos (ou o contrário), caixas overdrive suplementares quando não acessórios de época etc., perdem os 2 pontos. SEM INTERMEDIÁRIA: OU 2 PONTOS OU 0 PONTOS.Suspensão:
Amortecedores / Elementos Essenciais (2 pontos): devem ser os corretos do carro. Autos com amortecedores de "bracinho" substituídos por tipo "garrafa"; a ausência de amortecedores; amortecedores a gás ou ar comprimido quando não existiam etc., zerar pontos. SEM INTERMEDIÁRIA: OU 2 PONTOS OU 0 PONTOS.Rodas (5 pontos): Só originais. Deve ser verificado o estado das mesmas; só aceitar rodas esportivas que fossem opcionais de fábrica na época. Exigir rodas perfeitas e bem pintadas. PODE HAVER PONTUAÇÃO INTERMEDIÁRIA PELA APARÊNCIA E ESTADO DE CONSERVAÇÃO.Pneumáticos (2 pontos): As medidas têm de ser corretas; o tipo (radial, wide-oval, ou diagonal, etc.) idem. O estado de segurança deve ser observado. Não aceitar pneus radiais onde o equipamento original eram pneus diagonais. Aceitar ajustes em alguns poucos carros europeus cujas medidas intermediárias já não são mais fabricadas, como alguns modedlo Citroen, Alfa-Romeo, etc. Faixas Brancas não são exigidas, pois eram opcionais. SEM INTERMEDIÁRIA: OU 2 PONTOS OU 0 PONTOS.Freios (5 pontos): só para os sistemas de freio originais. Freios a disco ou hidrovácuos quando não os havia; substituição dee travão por sistema hidráulico, etc., zerar pontos. SEM PONTUAÇÃO INTERMEDIÁRIA: OU 5 PONTOS OU 0 PONTOS. 2-PARTE ELÉTRICA (11 pontos):
Voltagem (4 pontos): Unicamente para voltagem original. Se modificadas, zeras pontos. Não há pontuação intermediária: ou 4 pontos ou 0 pontos. Dínamo/alternador (3 pontos): Só para o sistema original. Se substituído o dínamo por alternador ou alternador por outro que não o do carro, independente da voltagem, zerar a pontuação. Assim, por exemplo, o automóvel que passou de 6 para 12 volts e substituiu o dínamo por alternador, perde 7 pontos (4 do item voltagem e 3 do item alternador), não perdendo mais nenhum ponto por lâmpadas, motor de arranque, bobina, etc. Não há pontuação intermediária: ou 3 pontos ou 0 pontos Instalação elétrica (2 pontos): Deverá ser verificado a qualidade e o estado da fiação, sem emendas desnecessárias com fita isolante, etc, sua correta posição na parede de fogo, terminais adequados, etc. Não há pontuação intermediária: ou 2 pontos ou 0 pontos. Bobina/Magneto (2 pontos): Devem ser idênticas as originais, não sendo aceitas bobinas especiais de alta performance, coloridas, etc. Não há pontuação intermediária: ou 2 pontos ou 0 pontos. 3-PARTE EXTERNA DO VEÍCULO (38 pontos):
Pintura (8 pontos): As cores e o esquema de pintura devem ser os originais da época. Não serão aceitas cores que definitivamente não se aplicavam ao modelo em exame. A pintura deve estar em bom estado, sem manchas de retoques ou outras. A cor correta do motor deve ser também avaliada. Quanto mais original e antiga mais será tolerado o desgaste. Pode haver pontuação intermediária, porém extremamente cuidadosa. Carroceria (cinco pontos): Perfeição na funilaria, alinhamento de lataria e partes móveis etc. Não aceitar autos grosseiramente lanternados/reformados/restaurados, com partes deformadas, etc. Pode haver pontuação intermediária. Cromados, Frisos e Adornos (cinco pontos): Deverão ser observados a qualidade e estado das partes cromadas: não aceitar partes muito enferrujadas, cromados descascando ou mesmo disfarçados com tinta metálica. Ao avaliar este item, verificar também adornos, frisos, espelhos exteriores, etc; se eram adequados ao carro em análise. Pode haver pontuação intermediária. Pára-choques (5 pontos): Verificar se são os corretos do carro, bem como suas garras e protetores. O aspecto cromação já foi analisado no item anterior.Calotas (3 pontos): Verificar também se são as corretas do auto, seu estado, etc. Se não forem corretas, zerar pontuação. Não há pontuação intermediária: ou 3 pontos ou 0 pontos. Faróis/Lanternas (5 pontos): Verificar se são originais e em que estado se encontram. Não há pontuação intermediária: ou 5 pontos ou 0 pontos. Vidros (2 pontos): Devem estar em bom estado de apresentação e segurança. Não podem estar quebrados, rachados ou muito riscados, principalmente sulcados por limpadores de pára-brisas. Não há pontuação intermediária: ou 2 pontos ou 0 pontos. Capotas (para conversíveis) (5 pontos): Verificar correção do desenho, armação, cajados, fixação, tipo de tecido ou plástico e estado de conservação. Muito cuidado com debruns coloridos e inadequados. Pode haver pontuação intermediária, que deve ser muito cuidadosa. Carros não conversíveis recebem os 5 pontos.

 
4-INTERIOR DO VEÍCULO (19 pontos):
Painel (6 pontos): Parte muito importante. Deve conter, e só, todos os relógios e instrumentos de origem, em bom estado e com boa grafia, bem como o rádio (quando houver) nos lugares corretos. Não devem ser aceitos instrumentos adicionais, nem amplificadores etc., que nestes casos zerará pontuação. Pode haver pontuação intermediária pelo estado de conservação. Estofamento (6 pontos): Somente para os originais ou refeitos ou substituídos no desenho e com materiais idênticos aos originais. Tolerar sinais de desgaste quando o estofamento for o original do carro. Pode haver pontuação intermediária Volante e Aro de Buzina (onde houver) (3 pontos): Devem ser originais do carro e em bom estado. Não sendo original, zerar pontuação. Pode haver pontuação intermediária, se o volante e o ar de buzina forem originais, mas estiverem mal cuidados ou deteriorados. Tapetes (2 pontos): Originais ou iguais ao original. Não há pontuação intermediária: ou 2 pontos ou 0 pontos. Maçanetas (2 pontos): Originais ou iguais ao original. Não há pontuação intermediária: ou 2 pontos ou 0 pontos.

Fonte: http://www.forumfuscabrasil.com/index.php/topic,418.0.html

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