Medida deve representar um alívio para donos de carros antigos filiados a clubes cadastrados no Denatran
Borges propõe que os carros filiados a clubes cadastrados pelo Denatran estejam isentos da inspeção veicular ambiental, que analisa a emissão de gases emitidos pelos carros antigos. Em muitos casos, de acordo com os parâmetros da Controlar, o carro deve emitir menos poluentes do que suas próprias configurações originais. Para muitos donos de carros clássicos, a inspeção se tornou uma verdadeira “dor de cabeça”, especialmente no caso de modelos equipados com motores refrigerados a ar (como o Fusca, Kombi, Brasília etc.) e veículos com motor de alta cilindrada, principalmente os que tem motores de seis e oito cilindros. Hot rods e outros veículos especiais também enfrentam problemas ao passar pelos critérios da inspeção.
“Esses veículos devido ao tempo que foram fabricados não podem ser submetidos aos mesmos testes de emissão de poluentes que um carro novo.
Geralmente os carros antigos são filiados a clubes e circulam apenas para participar de eventos, exposições e, eventualmente, para passeio.
Portanto, não podem ser equiparados, nem tratados, como um veículo de utilização habitual” disse o deputado.
Atualmente, apenas os veículos com placa preta estão isentos do programa.
Mas na prática, muitos carros em bom estado sofrem com a obrigatoriedade de passar por um sistema automático de avaliação do nível de poluentes.
Esta pode ser a solução para que tantos veículos clássicos, que são parte da historia da indústria automotiva, continuem rodando dentro da legalidade pelas ruas e avenidas de todo o pais. Se a medida for aprovada, os carros cadastrados nos clubes (que estão em bom estado de conservação e boas condições mecânicas) estariam liberados da obrigatoriedade de passar pela inspeção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário